Ambulatório Materno Infantil (AMI) é referência no atendimento de crianças com microcefalia

Os pais e as mães mossoroenses que têm filhos com microcefalia podem contar com a assistência da Prefeitura de Mossoró, representada pela Secretaria de Saúde, no tratamento e acompanhamento dessas crianças. O Ambulatório Materno Infantil (AMI) Doutor Raimundo de Medeiros Fernandes é referência de atendimento na cidade.

Anteriormente o AMI estava fechado, sem previsão de abertura. Na gestão atual, a Prefeita Rosalba Ciarlini e seus auxiliares conseguiram resgatar esse importante instrumento da saúde para a população. Próximo de completar um ano de reabertura, o AMI vem se destacando nos serviços prestados à sociedade.

No AMI, as crianças com microcefalia recebem uma assistência prioritária tendo o suporte de serviços como fonoaudiologia, pediatria, psicologia, fisioterapia, nutrição e outras especialidades. Para esse grupo não existe fila de espera.

Mulheres, gestantes e crianças de 0 a 12 anos também fazem parte do público alvo que o AMI atende. Para as mulheres são ofertados serviços especializados na área de ginecologia, obstetrícia de alto risco e mastologia. Já as crianças dispõem de pediatria, fisioterapia geral, terapia ocupacional, nutricionista, fonoaudiologia, pneumologia pediátrica, psicologia e psicopedagogia.  Todos os usuários precisam do referenciamento da Unidade Básica de Saúde para receber esses auxílios.

O AMI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. E fica localizado na Rua Wenceslau Braz, ao lado do Centro Clínico Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim).

Leave a Comment

10 + treze =