Despachantes credenciados pelo Detran passam a utilizar crachá e colete de identificação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) deu mais um passo no sentido da modernização e da melhor organização da estrutura de serviços oferecidos à população. A medida tomada pelo Detran em parceria com o Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do RN (CRDD) uniformiza todos os despachantes credenciados, que passam agora a utilizar colete e crachá de identificação dentro das unidades do Detran do Rio Grande do Norte.

A solenidade de entrega dos kits de identificação profissional aconteceu na manhã de hoje (25), na sede do CRDD-RN, em Natal, e contou com as presenças do diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, do presidente do CRDD-RN, Josué Severiano, do coordenador de Registro de Veículos do Detran, Siderley Bezerra, além de profissionais despachantes oriundos de várias cidades do Estado.

No total, foram distribuídos mais de 250 kits de identificação comportando todos os despachantes credenciados pelo Detran e regularizados no Conselho Regional da categoria. A medida vai beneficiar principalmente as unidades do Detran com maior movimentação de pessoas em busca dos serviços oferecidos pelo Órgão, a exemplo de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó e Macaíba.

Além do colete que identifica o despachante, ele vai utilizar um crachá onde estão inseridas as logomarcas do Detran e do CRDD-RN, além da fotografia do profissional e seus dados pessoais, como nome completo, matrícula e CPF. Dessa forma, os servidores do Detran e os cidadãos que utilizam os serviços prestados por esses profissionais vão ter maior clareza na identificação da categoria, evitando também a atuação de atravessadores, que muitas vezes se passam por despachantes de maneira ilegal.

Para o diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, a implantação desse modelo de identificação preserva e valoriza a identidade profissional do despachante, e ainda fornece maior credibilidade ao usuário que busca esses serviços. “Com essa medida estamos facilitando a identificação do despachante junto a sociedade, além de destacarmos a importância e a valorização da atuação dessa categoria no estado”, comentou o diretor.

O presidente do CRDD-RN, Josué Severiano, exaltou a iniciativa comentando que a ação é um passo importante para dar maior respeitabilidade social a categoria. “A ideia trazida pelo diretor do Detran, Eduardo Machado, foi debatida no Conselho e chegamos a conclusão que a iniciativa reforça o trabalho responsável da categoria e dificulta a ação de pessoas que se dizem despachantes sem ter qualquer credenciamento legal. Agora fica mais fácil distinguir quem é ou não é profissional credenciado apto a fornecer um serviço de qualidade”, finalizou.

Leave a Comment

15 − quatro =