Projeto Câmara Cultural pode se tornar patrimônio de Mossoró

A vereadora Izabel Montenegro, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, apresentou Projeto de Lei para garantir o reconhecimento do Câmara Cultural como patrimônio cultural de Mossoró.

 

O Projeto de Lei foi lido em plenário na sessão da última terça, 9 de agosto, e agora está no setor de comissões onde será apreciado e votado. Posteriormente, retorna ao plenário para votação dos vereadores.

O Câmara Cultural foi criado para levar ações culturais e de entretenimento aos bairros de Mossoró, como forma também de aproximar à população do Poder Legislativo e valorização dos talentos locais. Quando o projeto for retomado, a ideia da presidente da Casa Legislativa é incluir também ações sociais, que beneficiem ainda mais os moradores dos bairros onde o Câmara Cultural for realizado.

Para justificar o projeto, a presidente da Casa Legislativa destaca que o patrimônio cultural de um município é constituído pelos bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade e que o Câmara Cultural se encaixa nesta definição. “Esse projeto já está presente no imaginário dos mossoroenses e deve ser valorizado. Nossa intenção é ampliá-lo, levando a iniciativa a mais pessoas.”, destaca Izabel Montenegro.

A Sessão de Arte “Câmara Cultural”, teve início através da Resolução 33/2009, com intuito de trazer à casa de leis, as discussões inerentes ao cenário cultural do município. O projeto foi ampliado, tendo melhorias nas várias gestões, à medida que tornou-se mais popular e descentralizado, saindo das sessões de arte dentro do plenário e indo para as ruas e praças da cidade, beneficiando artistas nas suas várias expressões, artesãos, comerciantes e o público em geral, que passou a contar com uma programação cultural gratuita, acessível e cheia de diversidade.

“Viva o Brega, Ser Diferente é Normal, Nos Embalos da Jovem Guarda, Cantando a Liberdade, Velhos Carnavais, Rastapé no Interior”, são alguns dos temas levados às ruas, nas edições realizadas em 2015, na gestão do ex-presidente Jório Nogueira.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Leave a Comment

vinte + 18 =